quinta-feira, 27 de agosto de 2009

REINO FUNGI
ANIMAÇÃO ESPERMATOZÓIDE FECUNDANDO O ÓVULO.

EM DETALHES ATRAVÉS DA ANIMAÇÃO É POSSÍVEL VISUALIZAR O MOVIMENTO DOS ESPERMATOZÓIDES ATRAVÉS DA MOVIMENTAÇÃO DO FLAGELO, COMO TAMBÉM A FECUNDAÇÃO.
ESPERMATOZÓIDE


Espermatozóide em Microscópio óptico, a cada ejaculação um homem libera cerca de 400 milhões de espermatozóides, eles se movimentam pelo constante batimento de seu flagelo, assim, locomovem-se até encontrarem o ovócito (óvulo) e, apenas um irá fecunda-lo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

REINO FUNGI


Durante anos os fungos eram considerados plantas, porém sabe-se que esses organismos são tão diferentes das plantas e dos animais, merecendo seu próprio reino - O REINO FUNGI.

Os fungos são um importante grupo de organismos, conhecendo-se mais de 77000 espécies, a maioria das quais terrestres, os fungos, tal como as bactérias, são os decompositores da biosfera, sendo a sua função tão importante como a dos produtores.

A caracterização dos organismos pertencentes ao reino Fungi é feita com base na sua estrutura corporal, nutrição, reprodução e importância ecológica.

CARACTERISTICAS GERAIS:

REPRODUÇÃO por meio de Esporos.
HABITAT: lugares úmidos
IMPORTANCIA ECOLÓGICA: importantes decompositores
ASSOCIAÇÕES ECOLÓGICAS:
Simbiose: Mutualistica (Líquens{algas} e micorrizas {raízes}) e Parasitismo (micoses, frieiras);
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: Fabricação de pães, queijos, cerveja e vinhos, como também na fabricação de medicamentos, como a penicilina.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Esporozoários- são protozoários que não possuem estruturas de locomoção. Eles são todos parasitas e causam doenças. Entre eles está o plasmódio, causador da malária.


Para um organismo que não tem estruturas de locomoção para capturar alimento, o parasitismo é uma adaptação importante, pois lhe permite sobreviver retirando do ser parasitado os nutrientes de que necessita.

Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/Protista.php


Ciliados - são seres que utilizam cílios (pequenos filamentos ao longo do corpo) na locomoção, como o paramécio.
Flagelados - são os que "nadam" com auxílio de flagelos (longos filamentos que vibram e permitem a locomoção). Um exemplo de flagelado é Trypanosoma cruzi, causador da doença de chagas.
Imagem do protozoário causador da doença de Chagas
Sarcodíneos ou Rizópodes - são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés". As amebas são um exemplo de sarcodíneo.

Caracteristicas gerais dos protozoários.

Protozoário é uma palavra de origem grega que significa "proto = primeiro + zoarion = animal primitivo" (primeiro animal). Os protozoários receberam esse nome porque, no passado, alguns deles, ao serem estudados, foram confundidos com animais.

Os protozoários são seres heterótrofos. Podem viver isolados ou formar colônias, ter vida livre ou associar-se a outros organismos, e habitam os mais variados tipos de ambiente. Algumas espécies são parasitas de seres diversos, até mesmo do ser humano.

Tipos de locomoção dos protozoários

Existem várias espécies de protozoários, e elas podem ser classificadas em vários grupos. O critério mais utilizado pelos cientistas para essa classificação é o tipo de locomoção:


Reino Protista

Os protistas são seres vivos unicelulares e eucariontes; portanto possuem núcleo individualizado, envolvido por membrana, como também organelas membranosas. Nesse grupo incluem-se os protozoários e as algas unicelulares.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Mundo Animal é surpreendente....Onça pintada em seu Habitat Natural atacando uma capivara....Isso é Mato Grosso, isso é Brasil...
O cara se foi mas...............